terça-feira, 27 de maio de 2014

PLANO DE AULA

Objetivo específico:
Ressaltar a importância da convivência familiar para o idoso. A inversão exposição de comando e decisão exercida nas relações entre pais e filhos.
Encaminhamento Metodológico: Para propor um discurso sobre a situação do idoso na família e na sociedade, será apresentado aos alunos um texto que explicita a condição de um idoso que espera ansioso contar suas historias aos visitantes do asilo.
Recursos:Texto impresso.
Avaliação: Avaliar a opinião dos aluno sobre a posição do idoso na família e na sociedade,através de texto dissertativo.

QUEM CONTAVA HISTÓRIAS DE ADIVINHAR?

Era uma vez um homem, que já não era tão jovem, porque tendo havido passado tanto tempo, esqueceu-se de muitas coisas, embora, ainda se lembrava de histórias aos miúdos, dizia ele: Já não sou mais agradável aquém dediquei o meu suor e doei a minha vida, passo os dias aqui à espera da generosidade de teus ouvidos. Esperava ele que as pessoas viessem ouvir as suas histórias quando não tinham nada sério para fazer. E eles vinham.
As histórias que contava não eram estranhas, passavam-se sempre no passado, começavam sempre por "Era uma vez ...”. Ele falava do passado e falava das coisas que haveriam de fazer, das coisas que iriam aprender, das coisas do mundo, enfim, a partir do que ele sabia, mostrava a eles que havia um futuro que desconheciam, era como historias de adivinhar que todos gostavam.
Ao final de cada historia o homem sempre tinha uma lição, nesta, ele dizia que a vida obedece a um ciclo ao qual todas as criaturas são submetidas. A todo instante o novo surge, mas para que tudo se renove algo fica para traz e sede o lugar. Assim o que antes era novo, se torna fora de moda, ultrapassado, antigo, mas cheio de sabedoria e experiência.

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