terça-feira, 27 de maio de 2014

ENTRE OS MUROS DA ESCOLA




Analise particular do filme: Entre os Muros da Escola

Este filme retrata o universo escolar, mostra a realidade de uma escola pública de periferia na França, onde retratado um relacionamento conturbado entre professor e alunos. A escola que se passa no filme apresenta diferenças culturais, sociais e comportamentais sendo esses os geradores de conflitos na relação professor, aluno e prática pedagógica. A maior parte dos alunos são desinteressados e indisciplinados, os conflitos na relação professor aluno ocorrem também devido à diversidade cultural presente no grupo. Os professores reunidos tentam achar soluções para o mau comportamento e baixas notas dos alunos, os professores se dividem entre adotar metodologias de valorização ou práticas de advertências.
Durante uma reunião classe onde estavam presentes professores, alunos e a equipe de coordenação, discutiam a situação dos alunos com notas baixas e a situação comportamental, as alunas que estavam representando a turma, relata o assunto da reunião para os demais alunos, esse foi o momento principal do filme, o burburinhos se estenderam para a sala de aula e pátio, desencadeando uma serie de discussões entre alunos e professores.
Este momento do filme nos faz refletir sobre a nossa escolha em sermos professores, lembra que alem de termos uma boa preparação teórica e preciso que também estejamos preparados para enfrentar situações delicadas e de conflito com alunos e até colegas professores, os motivos podem ser os mesmos do filme, ou até piores. A realidade de uma escola francesa, porem não é diferente da realidade brasileira, em muitos aspectos como o comportamento dos alunos em ralação ao “palavrão” que o professor disse para a aluna, é muito possível que aconteça conosco, por isso devemos nos atentar para a formação prática do professor. A escola pública brasileira deve ser percebida como ferramenta de superação de desigualdades sociais e de formação da cidadania, é de fundamental importância se repensar o papel dessa instituição, deve-se perceber as dimensões de conflito e de construção de uma escola democrática e, acima de tudo, socialmente relevante, contraditório da escola, representada pelo filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário