quarta-feira, 28 de maio de 2014

Atividade Prática

1-Considerando a Interdisciplinaridade, como você trabalharia com os seus alunos do 3º ano do ensino fundamental, a ação do homem nos rios que banham a sua região?
O município de Sertãozinho é banhado por alguns córregos, como o Norte, Sul, Eugenio Mazer e Água Vermelha, que atravessam o perímetro urbano e lançam suas águas nos rios Pardo, Mogi-Guaçu, Ribeirão do Onça que segue rumo Oeste. Dentre estes córregos destacamos o Sul, que atravesse a cidade margeado pela avenida Antonio Pascoal seguindo pela avenida Egisto Sichiere, sua nascente esta localizada as margens da via de acesso Otavio Verri no bairro cidade jardim.
Para trabalhar o assunto em sala de aula, seria necessário um mapa com a localização e dados dos córregos que cruzam a cidade. O objetivo é mostrar para as crianças a existência e a importância desses córregos para o município, já que em alguns trechos que cruza a cidade esses córregos estão canalizados e perderam suas características naturais.
Para tal objetivo precisamos saber que córrego é um corpo de água corrente de pequeno porte e extrema importância, pois representam o inicio de um rio e determinam seu fluxo d'água, captam e drenam as águas da chuva e das nascentes o que é de vital importância para a formação dos rios.

Poderá ainda levantar questões que instiguem a curiosidade das crianças: porque as águas ficam poluídas?
A água é um recurso natural que pode ficar poluído com a presença de matérias orgânicas (de esgotos domésticos) ou tóxicas (despejos industriais ou de agrotóxicos) que alteram suas características físicas, químicas ou biológicas (vida marinha). Isso acontece principalmente pela ação do homem sobre o rio.

Que problema traz a poluição dos córregos?
A poluição dos córregos causa a morte de peixes, da flora local, e o difícil aproveitamento da água para outros fins. Em regiões de muita concentração urbana, os córregos são bastante prejudicados pela enorme quantidade de material poluente que recebem das indústrias e das residências.

O córrego poluído pode ser recuperado?
Sim, desde que as condições ambientais sejam modificadas. Os cursos d’água têm capacidade de absorver naturalmente os resíduos orgânicos, mas não os resíduos químicos. Portanto, para recuperá-lo, é necessário que o córrego seja limpo, desassoreado e deixe de receber novos poluentes.

A poluição ataca o subsolo?
Sim. Os esgotos e resíduos químicos não poluem apenas rios, lagos e mares. Eles podem atingir indiretamente, por infiltração, as águas subterrâneas (lençol freático), e causar sua degradação. A ocupação desordenada do solo e a exploração predatória das reservas de água subterrâneas por parte de algumas indústrias são outros fatores que põem em risco esse recurso hídrico.

O que eu posso fazer para manter limpos os córregos da minha cidade?
•Não jogue lixo e outros produtos nos córregos e lagos.
•Não jogue lixo nas ruas, terrenos baldios ou locais inadequados.
•Preserve os cursos d’água e nascentes respeitando suas margens e conservando a mata ciliar.
•Evite usar ou use moderadamente detergentes e/ou outros produtos químicos para lavar calçadas e pisos.
•Seja um multiplicador ambiental, exercendo seu papel de cidadão.
Para que o texto acima seja compreendido pelas crianças deverá ser usado em linguagem que as elas possam compreender o assunto, substituindo palavras difíceis para as crianças por termos que possam ser compreendido.

2-Escolha uma das imagens para promover uma discussão em sala de aula, discorrendo sobre o tema proposto.
O objetivo deste trabalho é expor aos alunos o caso do trabalho infantil no Brasil, no mundo e a evasão escolar, despertando o interesse das crianças pelo assunto. Para isso será proposto que falem a respeito do envolvimento de crianças com o trabalho e sua evasão escolar. O assunto será discutido em sala enfatizando as principais conclusões dos alunos. Será proposto que façam um desenho que represente a criança.
Uma das principais barreiras para superar essas práticas é cultural. Em muitas famílias, o trabalho desde a infância é considerado normal e importante para o desenvolvimento. Além das tarefas do lar, outro “nicho” do trabalho infantil está na zona rural, onde logo cedo jovens ajudam a família no trabalho do campo. Essa questão interfere de fato na qualidade do ensino, já que a criança que trabalha tem menos condição de aprendizagem porque fica cansada e desatenta. E se ela não está na escola, dificilmente vai largar o trabalho para estudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário