quinta-feira, 29 de maio de 2014

PLANO DE AULA

 Espaço: Longitude e Latitude

Objetivo específico:
- Compreender o conceito de meridiano e paralelo.
- Identificar os principais paralelos.
- Compreender e aplicar os conceitos de latitude e longitude.
- Identificar qualquer ponto, quanto sua localização sobre a superfície terrestre usando coordenadas geográficas.
Conteúdos: Localização Geográfica: Longitude e Latitude
Encaminhamento Metodológico: Será usado recurso multimídia (vídeo e slide) para que o aluno aprenda os conceitos de localização e possa identificar pontos sobre a superfície terrestre usando coordenadas geográficas.


Grupo de apresentação e Professor


Slide de Apresentação

pALMARIANO

Pra início de Conversa
Quero muito vos falar
De um povo sofrido
Que vou homenagear
São os preto da nação
Que a muito tempo veio pra cá.

Quando eu era pequenino
Uma coisa me comoveu
Um herói palmario
Condenado criminoso,
Executado ele morreu,
Dia vinte de novembro
Foi a data que ocorreu.

Fui crescendo bem calado,
Não conhecia o seu legado,
Na escola me ensinavam
De teimoso não aprendia,
Como um homem tão bondoso
Daquele jeito ele morria.

Sem ter mágoa nem rancor
Perguntei pro professor,
O motivo e a razão
Daquele acontecido,
No livro a sua cor
Comigo era parecido.

O professor não respondeu
Muita água já rolou,
Zimbi dos Palmares
Em um sonho revelou.

Sou herói da minha gente
300 anos se passou,
Uma cabeça em um poste
Pernambuco elevou.

Pra quem ainda tenha duvida
Uma coisa vou contar,
Em movimento contemporâneo
Minha força vou mostrar,
Democracia racial
Essa causa vou ganhar

Sem assinatura de princesa
Quilombagem afirmar
Com movimentos e ações
Contra o preconceito vou lutar
Segregação racial
Essa historia vai mudar

Educação e a chave
A política vou mudar
Cultura afro brasileira
Na escola vai estar

Juventude brasileira
Pra igualdade vamos lá
Sociedade racista
preconceito vai acabar.

Essa historia chega ao fim
A lição esta no ar
No recado de Zimbi
Também vou opinar.
Todo brasileiro traz na alma
Sombra do índio e do negro.
Não aceito mais
A folclorização do preconceito.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Atividade Prática

1-Considerando a Interdisciplinaridade, como você trabalharia com os seus alunos do 3º ano do ensino fundamental, a ação do homem nos rios que banham a sua região?
O município de Sertãozinho é banhado por alguns córregos, como o Norte, Sul, Eugenio Mazer e Água Vermelha, que atravessam o perímetro urbano e lançam suas águas nos rios Pardo, Mogi-Guaçu, Ribeirão do Onça que segue rumo Oeste. Dentre estes córregos destacamos o Sul, que atravesse a cidade margeado pela avenida Antonio Pascoal seguindo pela avenida Egisto Sichiere, sua nascente esta localizada as margens da via de acesso Otavio Verri no bairro cidade jardim.
Para trabalhar o assunto em sala de aula, seria necessário um mapa com a localização e dados dos córregos que cruzam a cidade. O objetivo é mostrar para as crianças a existência e a importância desses córregos para o município, já que em alguns trechos que cruza a cidade esses córregos estão canalizados e perderam suas características naturais.
Para tal objetivo precisamos saber que córrego é um corpo de água corrente de pequeno porte e extrema importância, pois representam o inicio de um rio e determinam seu fluxo d'água, captam e drenam as águas da chuva e das nascentes o que é de vital importância para a formação dos rios.

Poderá ainda levantar questões que instiguem a curiosidade das crianças: porque as águas ficam poluídas?
A água é um recurso natural que pode ficar poluído com a presença de matérias orgânicas (de esgotos domésticos) ou tóxicas (despejos industriais ou de agrotóxicos) que alteram suas características físicas, químicas ou biológicas (vida marinha). Isso acontece principalmente pela ação do homem sobre o rio.

Que problema traz a poluição dos córregos?
A poluição dos córregos causa a morte de peixes, da flora local, e o difícil aproveitamento da água para outros fins. Em regiões de muita concentração urbana, os córregos são bastante prejudicados pela enorme quantidade de material poluente que recebem das indústrias e das residências.

O córrego poluído pode ser recuperado?
Sim, desde que as condições ambientais sejam modificadas. Os cursos d’água têm capacidade de absorver naturalmente os resíduos orgânicos, mas não os resíduos químicos. Portanto, para recuperá-lo, é necessário que o córrego seja limpo, desassoreado e deixe de receber novos poluentes.

A poluição ataca o subsolo?
Sim. Os esgotos e resíduos químicos não poluem apenas rios, lagos e mares. Eles podem atingir indiretamente, por infiltração, as águas subterrâneas (lençol freático), e causar sua degradação. A ocupação desordenada do solo e a exploração predatória das reservas de água subterrâneas por parte de algumas indústrias são outros fatores que põem em risco esse recurso hídrico.

O que eu posso fazer para manter limpos os córregos da minha cidade?
•Não jogue lixo e outros produtos nos córregos e lagos.
•Não jogue lixo nas ruas, terrenos baldios ou locais inadequados.
•Preserve os cursos d’água e nascentes respeitando suas margens e conservando a mata ciliar.
•Evite usar ou use moderadamente detergentes e/ou outros produtos químicos para lavar calçadas e pisos.
•Seja um multiplicador ambiental, exercendo seu papel de cidadão.
Para que o texto acima seja compreendido pelas crianças deverá ser usado em linguagem que as elas possam compreender o assunto, substituindo palavras difíceis para as crianças por termos que possam ser compreendido.

2-Escolha uma das imagens para promover uma discussão em sala de aula, discorrendo sobre o tema proposto.
O objetivo deste trabalho é expor aos alunos o caso do trabalho infantil no Brasil, no mundo e a evasão escolar, despertando o interesse das crianças pelo assunto. Para isso será proposto que falem a respeito do envolvimento de crianças com o trabalho e sua evasão escolar. O assunto será discutido em sala enfatizando as principais conclusões dos alunos. Será proposto que façam um desenho que represente a criança.
Uma das principais barreiras para superar essas práticas é cultural. Em muitas famílias, o trabalho desde a infância é considerado normal e importante para o desenvolvimento. Além das tarefas do lar, outro “nicho” do trabalho infantil está na zona rural, onde logo cedo jovens ajudam a família no trabalho do campo. Essa questão interfere de fato na qualidade do ensino, já que a criança que trabalha tem menos condição de aprendizagem porque fica cansada e desatenta. E se ela não está na escola, dificilmente vai largar o trabalho para estudar.

Album: Pedagogia de Atitude

11ª Feira do Livro de Sertãozinho - 2013


11ª Jorna de Pedagogia 2014

4º Período Pedagogia/UNIESP



terça-feira, 27 de maio de 2014

PLANO DE AULA

Objetivo específico:
Ressaltar a importância da convivência familiar para o idoso. A inversão exposição de comando e decisão exercida nas relações entre pais e filhos.
Encaminhamento Metodológico: Para propor um discurso sobre a situação do idoso na família e na sociedade, será apresentado aos alunos um texto que explicita a condição de um idoso que espera ansioso contar suas historias aos visitantes do asilo.
Recursos:Texto impresso.
Avaliação: Avaliar a opinião dos aluno sobre a posição do idoso na família e na sociedade,através de texto dissertativo.

QUEM CONTAVA HISTÓRIAS DE ADIVINHAR?

Era uma vez um homem, que já não era tão jovem, porque tendo havido passado tanto tempo, esqueceu-se de muitas coisas, embora, ainda se lembrava de histórias aos miúdos, dizia ele: Já não sou mais agradável aquém dediquei o meu suor e doei a minha vida, passo os dias aqui à espera da generosidade de teus ouvidos. Esperava ele que as pessoas viessem ouvir as suas histórias quando não tinham nada sério para fazer. E eles vinham.
As histórias que contava não eram estranhas, passavam-se sempre no passado, começavam sempre por "Era uma vez ...”. Ele falava do passado e falava das coisas que haveriam de fazer, das coisas que iriam aprender, das coisas do mundo, enfim, a partir do que ele sabia, mostrava a eles que havia um futuro que desconheciam, era como historias de adivinhar que todos gostavam.
Ao final de cada historia o homem sempre tinha uma lição, nesta, ele dizia que a vida obedece a um ciclo ao qual todas as criaturas são submetidas. A todo instante o novo surge, mas para que tudo se renove algo fica para traz e sede o lugar. Assim o que antes era novo, se torna fora de moda, ultrapassado, antigo, mas cheio de sabedoria e experiência.
COMO ESTRELAS NA TERRA
Um Filme Maravilhoso, Surpreenda-se e deixe seu comentário.
ENTRE OS MUROS DA ESCOLA




Analise particular do filme: Entre os Muros da Escola

Este filme retrata o universo escolar, mostra a realidade de uma escola pública de periferia na França, onde retratado um relacionamento conturbado entre professor e alunos. A escola que se passa no filme apresenta diferenças culturais, sociais e comportamentais sendo esses os geradores de conflitos na relação professor, aluno e prática pedagógica. A maior parte dos alunos são desinteressados e indisciplinados, os conflitos na relação professor aluno ocorrem também devido à diversidade cultural presente no grupo. Os professores reunidos tentam achar soluções para o mau comportamento e baixas notas dos alunos, os professores se dividem entre adotar metodologias de valorização ou práticas de advertências.
Durante uma reunião classe onde estavam presentes professores, alunos e a equipe de coordenação, discutiam a situação dos alunos com notas baixas e a situação comportamental, as alunas que estavam representando a turma, relata o assunto da reunião para os demais alunos, esse foi o momento principal do filme, o burburinhos se estenderam para a sala de aula e pátio, desencadeando uma serie de discussões entre alunos e professores.
Este momento do filme nos faz refletir sobre a nossa escolha em sermos professores, lembra que alem de termos uma boa preparação teórica e preciso que também estejamos preparados para enfrentar situações delicadas e de conflito com alunos e até colegas professores, os motivos podem ser os mesmos do filme, ou até piores. A realidade de uma escola francesa, porem não é diferente da realidade brasileira, em muitos aspectos como o comportamento dos alunos em ralação ao “palavrão” que o professor disse para a aluna, é muito possível que aconteça conosco, por isso devemos nos atentar para a formação prática do professor. A escola pública brasileira deve ser percebida como ferramenta de superação de desigualdades sociais e de formação da cidadania, é de fundamental importância se repensar o papel dessa instituição, deve-se perceber as dimensões de conflito e de construção de uma escola democrática e, acima de tudo, socialmente relevante, contraditório da escola, representada pelo filme.

domingo, 25 de maio de 2014

Pedagogo Sim

Durante muito tempo a educação infantil foi área exclusivamente feminina, em que se pensava a mulher como possuidora de "dons naturais de cuidar".
 Apesar de ainda ser muito pequeno, o numero de homens nos cursos de Pedagogia, esse numero vem crescendo, indicando evolução cultural do pensamento e aceitação do homem nas salas de Educação Infantil. Mas ainda e grande a resistência e aceitação de homem docente Pedagogo.
É curioso notar a reação das pessoas quando digo que estudo Pedagogia, olhares desconfiados ao exclamarem "que legal". Toda minoria acaba chamando mais atenção, por isso há certo preconceito por parte da maioria. Diante de tanta desconfiança, o Pedagogo ainda precisa atestar suas habilidades na hora de trocar fraldas e dar banho, alem de ter sua sexualidade posta em dúvida.

A presença masculina na escola incomoda muito, principalmente na área da educação infantil, que tem uma relação mais identificada com o "amor às crianças”. A desvantagem numérica vai além da "feminização" da profissão, existe o preconceito e a desvalorização do trabalho docente.